Produtores catarinenses conhecem experiências de cooperativismo no Paraná

  • Categoria do post:Mídia
Cooperativas viabilizam as propriedades, agregam valor e melhoram a qualidade de vida no meio rural

Agricultores e técnicos da região de Concórdia realizaram viagem técnica para conhecer experiências de cooperativismo na agricultura familiar no Paraná. A viagem foi nos dias 21 e 22 de agosto, quando o grupo conheceu a importância da organização dos agricultores para viabilização das propriedades, agregação de valor e melhoria da qualidade de vida no meio rural.

No primeiro dia o grupo foi para os municípios de Carambeí e Castro, onde conheceu uma experiência de intercooperação entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, constituídas por imigrantes holandeses. No dia também foi realizada visita na propriedade de um associado da Castrolanda.

No segundo a visita foi na cooperativa Witmarsum, que está localizada em uma colônia alemã, no município de Palmeira. Essa cooperativa atua em diversas cadeias produtivas, com destaque para o leite. Inclusive o queijo colonial produzido na Colônia Witmarsum possui registro de indicação de procedência no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)

A viagem técnica é uma ação do Programa Mais Gestão, executado pela Epagri em convênio com a Anater.