Epagri orienta jovens apicultores em Porto União       

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Porto União iniciou a capacitação de um grupo de jovens apicultores das comunidades de Maratá e Bom Princípio, em Porto União. Participaram do evento, realizado no dia 23 de abril, sete agricultores que estão começando a investir nessa atividade. A reunião foi realizada na propriedade da família Daubermann.

Danilo Sagaz, engenheiro-agrônomo da Epagri responsável pela apicultura no Planalto Norte, expôs as perspectivas da criação apícola e destacou aspectos importantes para a atividade, como floradas, manejos, genética, sanidade e equipamentos. Ele reforçou que, como qualquer criação animal, a apicultura depende de um trabalho constante do apicultor, que vai muito além da colheita do mel.

Os participantes também visitaram o apiário da família Daubermann, onde puderam observar a localização e o posicionamento das colmeias, além de iniciar o manejo de outono e inverno. Para preparar o apiário para esse período, é preciso reduzir o espaço de entrada das colmeias, verificar as abelhas e as reservas de mel e coletar abelhas para monitoramento do ácaro varroa.

Guilherme Gonçalves, engenheiro-agrônomo da Epagri de Porto União, falou sobre a varroa, um ácaro parasita de abelhas que pode levar a perdas na produção e à mortalidade das abelhas. O grupo fez a contagem de varroas coletadas no apiário e trabalhou métodos de controle. A próxima reunião está agendada para junho, quando os apicultores vão tratar sobre alimentação suplementar de abelhas.