Biofertilizantes tornam a agricultura mais sustentável

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Curitibanos realizou no dia 28 de novembro, na Comunidade do Cerro Alegre, uma oficina sobre preparo de biofertilizantes com o objetivo de fortalecer a produção agroecológica de frutas e hortaliças na região. Participaram do evento 23 agricultores.

Os biofertilizantes são adubos produzidos de diversas maneiras e que utilizam ingredientes disponíveis na propriedade, como esterco, leite, cinzas, etc, Os preparos feitos na oficina foram: calda de cinza e extrato de folha de cinamomo para controle de insetos, reprodução de bactérias ácido-láticas para serem utilizadas como micro-organismos eficazes (EM) e um fertilizante para fornecer nitrogênio para as plantas.

A extensionista de Curitibanos, Juliana Golin Krammes, explica que os biofertilizantes servem para nutrir, recuperar e reativar a vida do solo, fortalecer a fertilidade das plantas e a saúde dos animais. “Eles também estimulam a proteção das plantas contra o ataque de insetos e enfermidades e fazem parte de um amplo sistema de manejo dentro de uma produção orgânica”, diz ela.

Juliana reforça que o baixo custo de produção, a utilização de materiais disponíveis nas propriedades e a qualidade dos materiais produzidos tornam o uso desses produtos indispensáveis para produção orgânica e para dar independência dos agricultores na compra de insumos externos. “Esses insumos geralmente têm valores elevados, por isso o uso de biofertilizantes traz economia para a atividade e melhora a qualidade da produção”.