Famílias discutem as condições de vida do meio rural

Debater as condições de vida do meio rural para motivar os agricultores a permanecer no campo foi o foco das discussões do I Seminário para Famílias Rurais do Vale da Produção, que reuniu 80 produtores dos municípios de Lindóia do Sul, Arabutã e Ipumirim no primeiro município, deia 31 de outubro.

O evento contou com duas palestras: uma sobre a valorização da mulher na agricultura, ministrada pela extensionista rural de Chapecó Suzana A. Corá, e outra sobre perspectivas mercadológicas para a agricultura familiar, proferida pelo pesquisador do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf) Clóvis Dorigon.

Também foram promovidas oficinas rápidas com assuntos variados: plantas medicinais, plantas alternativas não convencionais, valoração da produção de autoconsumo e controle de mosca-das-frutas em pomares domésticos, ministradas pelas equipes municipais da Epagri.

O público se entusiasmou com o seminário e já aguarda o próximo, previsto para 2019 em Arabutã. O evento é uma parceria dos escritórios da Epagri de Lindóia do Sul, Ipumirim e Arabutã, junto com as secretárias municipais de agricultura e empresas parceiras.