Agricultoras de São João Batista aprendem técnicas para cultivo de flores

As agriculturas do Grupo Mulheres Unidas Batistenses foram contempladas, no dia 8 e 9 de março, com um curso Floricultura, promovido pela Epagri. O evento foi realizado na escolinha da Arataca, na comunidade de mesmo nome, no município de São João Batista, na Grande Florianópolis, e teve como conteúdos noções de manejo e conservação de solo, seleção de mudas, adubação química e orgânica, tratos culturais convencional e orgânico, e comercialização.

Ênfase da capacitação foi no plantio de suculentas e orquídeas

Segundo a extensionista social da Epagri em São João Batista, Marines Simone Richwick, o curso foi uma demanda apresentada pelas mulheres após a visita às Rotas das Flores em Joinville, no mês de janeiro. Participaram das atividades artesãs, viveiristas, agricultoras e proprietárias de pousadas e pesque pague. Também esteve presente nesta capacitação o representante da comunidade Bethânia, Thiago Schmidt.

O curso foi ministrado pela engenheira-agrônoma Angela Costa (Senar), que deu ênfase no plantio de suculentas e orquídeas. O evento foi possível por meio da parceria da Secretaria da Agricultura, que disponibilizou o espaço, da assessoria de Airton Motta, que conduziu a limpeza, poda e plantio de mudas no jardim da escolinha; e da prefeitura, que tem apoiado as ações do grupo de mulheres.