Projeto de escola de José Boiteux com a Epagri será apresentado em conferência nacional

escola jose boiteuxUm grupo de estudantes de escolas catarinenses estará em Brasília entre os dias 15 e 19 de junho para representar o Estado na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que terá como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Eles vão apresentar 14 projetos desenvolvidos em suas escolas com foco em sustentabilidade.

O trabalho de educação ambiental da Epagri tem participação em parte desses projetos, como o da Escola de Educação Básica José Clemente Pereira, de José Boiteux. Em 2014, a escola recebeu investimento do Programa SC Rural para construir um viveiro onde são produzidas mudas para reflorestamento de áreas degradadas. Em 2017, foi implantada a gestão dos resíduos sólidos orgânicos com a construção de uma composteira. “Este ano implantamos uma horta semi-mandala que receberá o composto produzido a partir dos resíduos da alimentação escolar. Com esses projetos em andamento, a escola caminha para uma integração sustentável, tornando-se exemplo para a comunidade”, explica Deborah Ingrid de Souza, extensionista da Epagri.

Imagem5A primeira etapa da seleção foi realizada na escola, quando a Epagri realizou uma palestra sobre a importância da água e o aluno representante apresentou o projeto, que foi intitulado “O renascer das águas”. O trabalho passou pelas etapas regional e estadual, em que foram apresentados 122 projetos, e ficou entre os 14 selecionados em Santa Catarina para a etapa nacional. Em Brasília, ele será apresentado pelo aluno Diogo Grahl Peres, do 9º ano.

A conferência é o encontro nacional das delegações estaduais para socializar os projetos, participar de oficinas e discutir sobre o tema “água”. Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o País, que já debateram o tema em suas escolas nas conferências municipais, regionais e estaduais.

A conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Objetivo é mobilizar estudantes de todo o País para promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular ações e projetos socioambientais nas escolas.