Epagri orienta produtores sobre manejo de apiários no inverno

alimentação das abelhasAs colmeias precisam de atenção especial no inverno, quando as flores são mais escassas e há grandes períodos chuvosos. Nessa época, é preciso fornecer alimento para manter as abelhas fortes, sadias e menos sujeitas a doenças. Foi isso que os apicultores de Curitibanos aprenderam na reunião técnica realizada no dia 7 de junho pela Epagri em parceria com o Núcleo de Apicultores do município.

Os extensionistas da Epagri Juliana Golin Krammes e Maurício Prates dos Santos ensinaram os participantes a preparar a alimentação proteica e energética para as abelhas e a identificar a época correta para fornecer essa alimentação.

aliemntaçao das abelhas2Também foi realizada a limpeza e desinfecção de caixas de abelhas usando um extrato de própolis preparado em álcool. “Esse é um manejo importante a ser realizado pelos apicultores visando garantir a sanidade do apiário e favorecer a atração das abelhas à caixa”, explica Juliana.

As próximas capacitações vão tratar sobre meliponicultura, aumento da produtividade do mel, legalização e gestão da atividade. “A apicultura é uma atividade que proporciona aumento da renda familiar. Pode ser explorada em áreas onde a agricultura tradicional não alcança, além de ser ecologicamente sustentável”, defende a extensionista.

Juliana lembra que a Epagri de Curitibanos tem disponíveis cotas de Kit Apicultura. O Kit Apicultura é um programa do Governo do Estado que busca incentivar o aumento da produção de produtos das abelhas para a agricultura familiar. O valor de um kit é de até R$2 mil e o produtor tem dois anos de prazo para pagamento, com parcela anual. Se o pagamento for único, há subvenção de 60% sobre o valor da segunda parcela.