Mulheres de Rio Fortuna fazem curso sobre produção de leite

mulheres rio fortunaA importância que as mulheres têm no campo motivou a Epagri de Rio Fortuna a realizar um curso de bovinocultura só para elas. A capacitação foi realizada em quatro encontros nos dias 27 de abril, 4, 11 e 18 de maio no Centro Pastoral São Marcos. “Como a maior parte das propriedades rurais desenvolve bovinocultura de leite, grande parte das mulheres do município está ligada a essa atividade”, explica a engenheira-agrônoma Marcela Padilha.

As atividades iniciavam de manhã, com aulas teóricas, e à tarde o grupo visitava propriedades rurais do município. As participantes aprenderam sobre gestão e custos de produção, manejo e fertilidade de pastagens, ordenha higiênica, controle leiteiro, arraçoamento e sanidade animal. Para enriquecer o curso, também foram abordados temas como alimentação saudável, sucessão familiar, empoderamento e educação ambiental.

“O intuito de realizar um curso para mulheres do leite foi estimular o empoderamento feminino nas propriedades por meio do conhecimento. Após o curso, as mulheres terão muito mais autonomia e segurança para realizar melhorias que reflitam na produção de leite”, reforça Marcela. O grupo já solicitou um novo encontro para tratar ainda mais sobre sanidade e reprodução do rebanho.

O evento foi idealizado por uma parceria entre a Epagri e diversas entidades do município com apoio das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, da Juventude, de Assistência Social e da Saúde, além do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) e da cooperativa Cresol.