Cultivares de mandioca da Epagri são avaliados em São Domingos

mandioca sao domingosAgricultores de São Domingos e produtores orgânicos do grupo Eco Vida estiveram na propriedade de Janice Tonatto para uma oficina de avaliação de cultivares de mandioca. No evento, organizado pela Epagri do município no dia 10 de maio, os participantes avaliaram quatro cultivares da Epagri (SCS 260 Uirapuru, SCS 261 Ajubá, SCS262 Sempre Pronto e SCS 263 Guapo) e uma variedade local (Onze horas).

O grupo analisou o peso das plantas inteiras, o peso das raízes, o tempo de cozimento e também o sabor. “A oficina e as avaliações apresentaram resultados muito interessantes, que podem ser validados pela pesquisa ou mesmo servir de base para a elaboração de trabalhos científicos. De maneira geral, os cultivares da Epagri se mostraram superiores ao cultivar local”, resume o engenheiro-agrônomo da Epagri João Henrique de Souza Duarte.

As plantas avaliadas fazem parte de uma Unidade de Observação instalada em setembro do ano passado na propriedade da agricultora Janice, na Linha São Caetano. Essas unidades são ferramentas importantes para o desenvolvimento de tecnologias e a observação da adaptação de novos cultivares às condições climáticas de cada local.

A propriedade de Janice também conta com uma agroindústria de beneficiamento de mandioca que foi viabilizada com recursos do Programa SC Rural. A produção é destinada para a merenda por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também é vendida na Cooper São Domingos. “Esse projeto está apresentando bons resultados e a Cooper São Domingos expandiu seu ponto de comercialização baseada nessa oferta crescente de produtos orgânicos”, conta João Henrique.