Agricultores de Seara testam novas variedades de aipim

aipim searaqCom o objetivo de testar as variedades de aipim desenvolvidas pela pesquisa da Epagri, a equipe do escritório de Seara realizou uma oficina com agricultores no dia 23 de maio na propriedade de Aquelino Deitos, na comunidade de Linha São Paulo. Os participantes avaliaram os cultivares SCS260 Uirapuru, SCS261 Ajubá, SCS262 Sempre Pronto e SCS263 Guapo.

Cada variedade foi avaliada nos seguintes parâmetros: número de raízes comerciais, produtividade, facilidade de colheita, facilidade de descascamento, cozimento, qualidade da polpa e sabor. Os agricultores participaram de todas as etapas, da colheita à degustação, e receberam informações sobre a cultura, como plantio, colheita, produtividade e características genéticas.

aipim searaOs resultados foram promissores: os participantes ficaram satisfeitos com a facilidade de descascar, o cozimento rápido e o sabor das variedades da Epagri, além da produtividade acima da média do Estado. Os agricultores levaram ramas para multiplicar os materiais em suas propriedades.

O experimento na propriedade de Aquelino Deitos iniciou em setembro do ano passado, quando as variedades de aipim foram plantadas. “Durante os meses de desenvolvimento da cultura, a Epagri realizou visitas de acompanhamento para verificar a ocorrência de pragas ou doenças e observar o crescimento das plantas”, conta a engenheira-agrônoma Aline Siminski Belincanta.

A extensionista explica que a mandioca de mesa é uma cultura presente em praticamente todas as propriedades rurais do município. “Ela é produzida principalmente para o consumo familiar, mas o interesse pela produção comercial vem crescendo, principalmente em função de algumas agroindústrias familiares presentes no município que estão comercializando o aipim descascado e congelado, agregando valor ao produto”, conta. Os testes com as novas variedades vão continuar, agora com um experimento em outra propriedade do município.