Cooper São Domingos inaugura ponto de venda

cooper sao domingosA população de São Domingos conta, desde o dia 30 de abril, com um local para comprar produtos orgânicos fresquinhos diretamente dos agricultores familiares. A Cooper São Domingos inaugurou seu ponto de venda na cidade, onde os associados vendem produtos como cereais, verduras, biscoitos, açúcar mascavo, rapadura, erva-mate, além de ferramentas e insumos para a agricultura. “Pode-se dizer que a cooperativa está inaugurando o primeiro supermercado de produtos orgânicos do Oeste de Santa Catarina, dada a variedade de produtos disponíveis”, destaca João Henrique de Souza Duarte, extensionista da Epagri no município.

cooper sao domingos 1O ponto de venda é resultado de um projeto elaborado pela Epagri do município em 2016 para buscar apoio do Programa SC Rural. O projeto do engenheiro-agrônomo Murilo Renan Mota previa a aplicação de recursos para reforma e construção de estufas agrícolas, instalação de sistemas de irrigação, construção e aquisição de equipamentos para agroindústrias e estruturação do ponto de comercialização da cooperativa. Em 2017, o projeto recebeu apoio do SC Rural com liberação de recursos a fundo perdido e contrapartida dos agricultores e da cooperativa. Parte do valor foi financiada a juro zero por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.

Fundada em 2011, a Cooperativa de Produção, Comercialização e Consumo de Agricultores Familiares de São Domingos e Região conta com 128 associados. Ela tem foco na produção, no processamento e na comercialização de produtos orgânicos e de leite in natura. “Nos últimos anos, houve uma grande crise no setor leiteiro. Enquanto as grandes embaladoras baixaram os preços pagos aos produtores, a cooperativa remunerou com preços superiores e evitou que o valor caísse mais no mercado local”, conta o extensionista João Henrique. Segundo ele, esse posicionamento da cooperativa é fundamental para manter os associados na atividade.