Jovens de Guaraciaba aprendem sobre sustentabilidade e acesso ao mercado

jovens guaraciabaPropriedade sustentável e acesso ao mercado foram os temas centrais do Terceiro Encontro de Famílias e Jovens Rurais realizado em Guaraciaba no dia 4 de maio. O evento foi organizado pela Epagri, na comunidade de Linha São Roque, com o objetivo de fortalecer a implantação dos projetos dos jovens nas propriedades e a sucessão familiar. A atividade contou com a parceria da prefeitura (por meio da Secretaria da Agricultura), da Comissão de Juventude Rural de Guaraciaba e do Sintraf.

Pela manhã, o vice-reitor da Universidade Federal Fronteira Sul de Chapecó, Antônio Andrioli, trabalhou o tema “propriedade sustentável”, provocando análises sobre o modelo de agricultura desenvolvido no Brasil. Na opinião de Andrioli, “o mundo caminhará para a produção embasada no sistema agroecológico, com programas e incentivos voltados para essa área”.

À tarde, o grupo assistiu à palestra da extensionista Jane Zanin, que apresentou as diferentes formas de acesso das famílias rurais ao mercado. Ela destacou a importância de conhecer a legislação, principalmente para quem pretende trabalhar com agroindústrias. Também mostrou como a organização de grupos ajuda a reduzir custos de produção e acessar o mercado com maior valor agregado.

Donato Lauschener, da Cooper Lac Tunas, de Tunápolis, contou a experiência da cooperativa, destacando as vantagens e os desafios da organização coletiva de agricultores. “É preciso que os pequenos agricultores se unam para enfrentar as atuais dificuldades da agricultura familiar”, disse.