Seminário de agricultura reúne produtores de Ipumirim, Lindóia do Sul e Arabutã

semin ipumirimAs equipes da Epagri de Ipumirim, Lindóia do Sul e Arabutã se uniram para promover o III Seminário e Dia de Campo da Agricultura no dia 26 de abril. O evento, realizado na Comunidade de Linha Salgado, em Ipumirim, contou com a participação de 103 agricultores e lideranças dos três municípios, que assistiram a palestras e oficinas sobre diversos temas ligados à vida no campo, com foco na pecuária leiteira.

Sucessão geracional na agricultura familiar e prevenção e controle da mastite bovina foram temas de palestras apresentadas no seminário durante o período da manhã. À tarde, quatro oficinas foram oferecidas no dia de campo realizado na propriedade de Nelson Pichler. Os participantes puderam aprender sobre manejo e avaliação do solo e ainda observar os perfis de solo em duas trincheiras.

seminario ipumirim 1Na oficina sobre proteção de fonte e preservação de nascentes, a equipe da Epagri mostrou aos produtores um modelo de fonte caxambu. As outras oficinas apresentaram bebedouros móveis para o sistema de piqueteamento preconizado pela Epagri e banners com resultados do acompanhamento técnico e econômico de duas unidades de referência tecnológica acompanhadas na comunidade.