Agricultores de Frei Rogério visitam agroindústrias apoiadas pelo SC Rural

excursaoProdutores rurais de Frei Rogério participaram de uma excursão aos municípios de Jaborá e Presidente Castelo Branco para conhecer agroindústrias beneficiadas pelo Programa SC Rural. A viagem, realizada no dia 20 de abril, contou com 15 participantes e foi organizada pela Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultura do município.

Pela manhã, o grupo conheceu agroindústrias de panificados e de farinha de milho, além de uma fábrica de suco de uva, todas integradas à Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial de Jaborá (Coperjaborá). Alexandre Dadalt, engenheiro-agrônomo da Epagri do município, esclareceu dúvidas sobre a elaboração do projeto estruturante da cooperativa e das unidades beneficiadas pelo SC Rural.

À tarde, o grupo foi a Presidente Castelo Branco, onde o engenheiro-agrônomo José Henrique Piccoli falou sobre o projeto das agroindústrias ligadas à Cooperativa de Produção e Consumo Agroindustrial Familiar do município (Copercastelo). Os participantes visitaram agroindústrias de geleias e de panificados. “Os agricultores puderam conversar com os proprietários sobre os prós e contras do sistema de cooperativa em rede adotado pelas agroindústrias”, conta o secretário de agricultura de Frei Rogério, Itamir Gasparini, que participou da excursão.

Elcio Pedrão, extensionista da Epagri de Frei Rogério, diz que o próximo passo é fazer uma reunião com os integrantes da excursão e traçar objetivos. “A viagem mostrou na prática que o sistema cooperativista funciona bem quando seus sócios buscam o mesmo ideal de agregar valor ao produto e também tem a vantagem de reduzir custos com a carga tributária.”