Jovens rurais do Planalto Norte iniciam curso da Epagri

jovens pl norte fotoO Centro de Treinamento de Canoinhas (Cetrecan) da Epagri recebeu 29 jovens rurais de nove municípios da região para a aula inaugural do curso “Ação Jovem: produção, organização e protagonismo”. O evento foi realizado no dia 26 de abril e também contou com a presença de pais, autoridades e representantes da Epagri.

A metodologia do curso é de alternância: a cada quatro semanas, os alunos permanecem no Cetrecan por três dias e meio, com atividades teóricas e práticas, inclusive com visitas a propriedades rurais da região. Na sequência, os alunos buscam aplicar o conhecimento em casa, com assessoria dos extensionistas da Epagri.

A duração do curso é de oito semanas, totalizando 220 horas/aula. O objetivo é qualificar os jovens do meio rural sobre temas como produção, formas organizativas e protagonismo. O investimento para a realização do curso, em 11 Centros de Treinamento da Epagri, é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na cerimônia, a gerente regional da Epagri de Mafra, Bernadete Grein, evidenciou a alegria de receber os jovens, ao mesmo tempo em que tranquilizou os pais, destacando o esforço para oferecer não apenas conhecimento específico, mas também incutir responsabilidade e independência em todos os alunos. Donato Noernberg, gerente regional da Epagri de Canoinhas, falou da importância da sucessão familiar dentro das propriedades, evidenciando a oportunidade que pais e mães estão proporcionando aos filhos. Aos alunos, ele trouxe uma mensagem especial: “Aproveitem esse tempo que vocês vão ter na Epagri e nas propriedades para fazer a diferença.”