Reunião orienta sobre controle de parasita da abelha em Porto União

varroa tiras controleO Escritório da Epagri de Porto União promoveu uma reunião técnica sobre monitoramento e controle do ácaro varroa, principal parasita das abelhas na região. A reunião foi realizada no dia 11 de abril na comunidade de Santa Maria e contou com a participação de 14 apicultores do município.

O extensionista da Epagri Guilherme Gonçalves falou sobre as características do ácaro varroa e explicou como fazer o monitoramento de infestações desse parasita. Os participantes analisaram dados de quatro apiários de diferentes regiões do município e discutiram sobre manejo sanitário na apicultura.

Na sequência, o extensionista Danilo Sagaz, responsável da Epagri pela apicultura na região, demonstrou como preparar as tiras de papel com ácido oxálico e glicerina – método que tem gerado bons resultados no controle da varroa em todo o Estado. Ele explicou os cuidados que devem ser tomados na confecção das tiras e reforçou que esse método só deve ser usado em apiários onde foi feito o monitoramento da varroa e o índice de infestação é recomendado para controle.