Epagri de Cunha Porã capacita jovens rurais em pecuária leiteira

cunha pora leiteA Epagri de Cunha Porã se uniu a um grupo de entidades para capacitar os jovens rurais do município em pecuária leiteira e incentivar a permanência deles no campo. O primeiro de oito encontros foi realizado no dia 27 de março e reuniu cerca de 40 jovens.

O curso Jovem Rural Cunha Porã terá encontros mensais até outubro. Em cada etapa, os jovens vão participar de aulas teóricas e também de práticas de campo em Unidades de Referência Técnica (URTs) instaladas em propriedades rurais.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Cunha Porã, a Cidasc, a Cooperativa Auriverde, o Banco do Brasil, o Sicoob Credial, o Sicredi e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Essa articulação é resultado de uma rede de parceiros públicos e privados e da sociedade civil que busca garantir incentivos para a juventude”, explica Richard Willian Junglaus, extensionista da Epagri.

cunha pora jovensO tema principal do curso é a produção de leite. As aulas são ministradas por profissionais da Epagri e parceiros e recebem a colaboração dos produtores rurais que conduzem as URTs. “Eles contribuem muito em um sistema de extensão cooperativa, viabilizando as aulas práticas no campo, o ensinar a fazer fazendo”, destaca Richard.

Cada etapa do curso vai tratar de um aspecto da produção leiteira. Os encontros vão abordar temas como alimentação de bovinos, sanidade do rebanho, bem-estar animal, redução do custo ambiental da pecuária de leite, necessidades nutricionais do rebanho, silagem, fenação, manejo de pastagens em sistema de piquetes, melhoramento de pastagens e sobressemeadura, adubação de pastagens e segurança e sanidade do leite.

Nos intervalos entre as capacitações, serão realizadas ações de extensão rural com os participantes. “Isso será realizado a partir do segundo encontro. Essa ação fica sob responsabilidade da Epagri e da Secretaria de Agricultura de Cunha Porã”, conta Richard.

No final do curso, vencidas as oito etapas, os participantes poderão acessar políticas públicas como as cotas do programa Leite Sustentável (Kit Forrageiras) e outros incentivos voltados para jovens rurais.