Agricultores de Nova Trento e São João Batista fazem excursão técnica em Joinville

excursao jlleUma comitiva de agricultores, técnicos e lideranças de Nova Trento e São João Batista realizou uma excursão à região de Joinville para conhecer boas experiências em cooperativismo, turismo rural e agroindústrias.

O roteiro iniciou na Cooperconquista Litoral, onde o grupo conheceu um modelo de cooperativismo de sucesso. A cooperativa desenvolve atividades na região de Garuva, onde assentados do programa de reforma agrária trabalham com produção de hortaliças. “Com envolvimento de 13 famílias, o modelo de gestão é de se invejar, tendo em vista o potencial crescimento da cooperativa e a representatividade na produção agrícola regional”, conta Victor Alisson Gomes, extensionista da Epagri de Nova Trento, que organizou a viagem.

Outro empreendimento do roteiro foi a propriedade de Ango Kersten, localizada na Estrada Bonita, em Joinville. A família desenvolve um trabalho voltado para o turismo pedagógico, promovendo um resgate da agricultura e o incentivo às práticas conservacionistas e ao lazer. A comercialização de produtos da agricultura familiar é um diferencial que valoriza o trabalho das pequenas propriedades.

O grupo também visitou a unidade de produção de melado da propriedade e teve a oportunidade de conhecer um pequeno empreendimento familiar regularizado e conduzido com muito capricho. “Foi uma ótima oportunidade para verificar que, mesmo não estando tão distantes de Joinville, temos diferenças na forma de trabalhar e na organização social. Essa percepção incentiva novos empreendimentos e formas organizacionais para os participantes”, resume Victor.

A viagem foi realizada com apoio financeiro do Banco do Brasil, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento, da Sicoob Trentocredi e do Sicredi.