Dia de campo sobre arroz atrai 300 pessoas em São João do Itaperiú

dia campo urbanoMais de 300 agricultores de diferentes regiões do Estado participaram de um dia de campo sobre arroz irrigado em São João do Itaperiú. O 5° Dia de Campo Urbano foi realizado nos dias 22 e 23 de março pela empresa Urbano em parceria com Epagri, Basf, Dow Agrosciences, Timac Agro, Oryza e Shimizu.

Segundo o extensionista Bruno Salvador, da Epagri de São João do Itaperiú, é importante que o produtor busque sempre conhecimento para aprimorar seu processo produtivo. “Cabe a ele buscar alternativas para aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção para melhorar a renda”, afirma.

A Epagri conduziu três experimentos no evento. Em um deles, cinco variedades de arroz foram cultivadas lado a lado com o mesmo tratamento, o que permitiu comparar o desempenho entre elas. Outro experimento avaliou a eficiência no controle de doenças com a aplicação de fungicidas em momentos diferentes no ciclo de desenvolvimento da cultura. “Ele evidenciou que a aplicação na fase de emborrachamento e cerca de 15 dias depois (florescimento precoce) são os momentos ideais, principalmente quando o cultivo é realizado em uma região quente e úmida como o Litoral Norte catarinense”, explica Bruno. Em um terceiro experimento, foi avaliada a produtividade em áreas com e sem adubação fosfatada.