Epagri comemora sucesso da participação no Dia de Campo Copercampos

copercampos 2Mais uma vez a Epagri foi parceira da Copercampos no dia de campo realizado entre 27 de fevereiro e 1º de março no Campo Demonstrativo da cooperativa, em Campos Novos. A 22edição do evento contou com a participação de mais de 140 empresas do ramo do agronegócio e recebeu 14 mil visitantes, registrando recorde de público.

Em 2,8 mil metros quadrados, a Epagri apresentou diversas tecnologias voltadas aos agricultores catarinenses. Um dos destaques foi a área de pastos perenes destinados à pecuária de corte e leite, onde foram apresentados diferentes manejos e um modelo de cerca elétrica com palanque tratado e kit para raio. Os agricultores receberam orientações técnicas para cinco tipos de forrageiras e conferiram as condições onde elas melhor se adaptam, além do valor nutricional e poder de rebrota de cada material.

copercampos 1O público visitante também pôde observar o sistema de cultivo protegido de hortaliças com uso de irrigação por gotejamento e o sistema de produção orgânica de hortaliças. O espaço da Epagri abrigou ainda uma mostra de produtos da agricultura familiar onde as famílias rurais puderam comercializar seus produtos.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram) apresentou o aplicativo Agroconnect, que orienta técnicos e agricultores na tomada de decisão para o manejo de diversas culturas. A ferramenta apresenta um alerta que envia mensagem aos agricultores quando há possibilidade de ocorrência de fenômenos climáticos e riscos de manifestação de doenças nas culturas.

A Epagri também apresentou seus milhos de polinização aberta Fortuna, Catarina e Colorado, o feijão Riqueza (carioca) e o Predileto (preto), além de variedades de batata-doce e mandioca.