Jovens rurais iniciam curso da Epagri em Campos Novos

jovens campos novosO Centro de Treinamento da Epagri em Campos Novos (Cetrecampos) recebeu, no dia 2 de março, 63 jovens, familiares, lideranças e técnicos para a aula inaugural do projeto “Produção, organização e protagonismo: qualificando os jovens para uma agricultura e pesca competitiva e fortalecida”. A capacitação dos jovens rurais é uma iniciativa da Epagri em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No encontro, foi discutida a sucessão hereditária na agricultura familiar. O objetivo foi sensibilizar as famílias sobre a importância de falar sobre esse assunto com os filhos desde a infância e prepará-los para serem sucessores da propriedade.

Além da palestra ministrada pela extensionista Cirlei Werlang da Silva, os jovens Hiran Luiz dos Santos e Vanessa Aparecida Camassola, participantes de cursos de anos anteriores, socializaram suas histórias de vida. Eles relataram a conquista de espaços na propriedade e a mudança que o curso fez em suas vidas.

Os participantes fizeram um trabalho em grupo que permitiu refletir sobre o que precisa ser feito para acontecer a sucessão nas famílias. O grupo ainda conheceu a estrutura da Epagri, como a unidade de beneficiamento de sementes, a estação meteorológica da Estação Experimental de Campos Novos e o Centro de Treinamento.