Escola do Mar de Barra Velha forma primeiras turmas

A Escola do Mar de Barra Velha formou suas primeiras turmas de alunos. O projeto foi liderado pela prefeitura local e teve a Epagri como uma das parceiras. A cerimônia aconteceu no município, em 10 de dezembro, com a presença de 31 formandos e suas famílias, além de autoridades da região.

Formaram-se 31 alunos, de diversas origens

“Tive a honra de ser convidado pelo Prefeito Douglas Elias da Costa, bem no início, para assumir junto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a criação deste projeto aqui e colocar para funcionar. Em questão de um mês estávamos dando aulas para duas turmas de alunos”, comenta Ricardo Grejianin, extensionista da Epagri em Barra Velha.

Segundo Ricardo, as turmas foram formadas por pessoas de diversas origens, “com diferentes situações, diversos sonhos, mas uma coisa em comum: a vontade de aprender”. Os encontros  trataram das tradições e a cultura local, agricultura, história, artes, pesca artesanal e elaboração de pratos à base de frutos do mar. As aulas foram ministradas por técnicos da Epagri, Fundema, Cidasc, além de professores de história e artes, entre outros profissionais.

O projeto de Barra Velha foi inspirado em proposta similar executada pela prefeitura de Bombinhas. A solenidade de formatura contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, como o prefeito e a primeira dama de Barra Velha, vereadores, presidente da câmara, secretários municipais, presidentes de fundações, prefeito e equipe da prefeitura de Bombinhas, agricultores e pescadores da região, entre outras pessoas.