Epagri orienta apicultores sobre a importância da nucleação

papanduva apicultura nucleação apiculturaA equipe da Epagri de Papanduva está orientando os apicultores do município para o manejo correto dos apiários neste fim de safra. “Durante a safra, que vai de meados de agosto até começo de março, o apicultor necessita fazer a colheita do mel, a multiplicação dos enxames fortes por meio de núcleos e a união dos fracos, para que juntos consigam obter uma boa produção”, explica o engenheiro-agrônomo André Yvan da Costa.

A técnica de nucleação consiste em formar novos enxames a partir dos já existentes. “A adoção dessa tecnologia, feita na época propícia e de forma correta, permite aumentar o número de caixas de abelhas nos apiários, obter rainhas jovens de colmeias selecionadas, facilitar o manejo de substituição de quadros velhos ou defeituosos nas colmeias e, consequentemente, incrementar a produção”, destaca André.

A Epagri e o grupo de apicultores do município já fizeram a lição de casa e realizaram essa técnica ao final da safra para multiplicar as colmeias de alguns apiários. Segundo o apicultor Rodrigo Ressel, essa é a época de aproveitar o volume de abelhas, colocar cera nova nos ninhos e aproveitar os quadros para fazer as multiplicações.

O agrônomo André lembra ainda que oferecer alimentação artificial para as abelhas é uma forma de fortalecer a nova família e impedir que as abelhas abandonem as colmeias na falta de néctar na natureza.