Agricultoras aprendem a fazer material de limpeza ecológico

produtos limpeza_lebon régisPreservar mananciais e correntes de água doce é uma preocupação constante da Epagri. E a poluição desse recurso natural, causada pelo óleo usado nas cozinhas das famílias agricultoras, é um mal que aflige extensionistas de todo o Estado.

Ensinar a confeccionar sabão e outros produtos de limpeza ecológicos vem se tornando, cada vez mais, um expediente que os extensionistas encontram para dar um destino adequado ao óleo de cozinha velho, que precisa ser descartado.

Em Lebon Régis, dez pessoas foram capacitadas no tema, durante oficina realizada no dia 6 de fevereiro, na comunidade do Rio Bonito do Meio. O evento teve a parceria da Secretaria Municipal da Assistência Social.

O objetivo da oficina foi não só estimular a prática da reciclagem do óleo de cozinha usado, mas também desenvolver consciência ambiental nas famílias assistidas, segundo explica a extensionista da Epagri no município, Clarice Werner. Ela lembra que também é preciso considerar o valor econômico da atividade, já que o sabão ecológico é cerca de 50% mais barato que o sabão líquido comprado no comércio local.

Além do sabão, os alunos da oficina aprenderam a produzir outros materiais de limpeza, como desinfetante e detergente. “Com pequenas ações como essas, cada pessoa vai fazer a diferença nos cuidados com o meio ambiente” analisa a extensionista.