Fruticultura cresce no Planalto Norte Catarinense

frutas planalto norteA produção de frutas de clima temperado ganha força no Planalto Norte Catarinense e ajuda a alavancar a renda de diversas famílias. É o caso de Ademar Barth, de Monte Castelo, que cultiva em sua propriedade uma grande variedade de uvas, como Niágara Branca e Rosada, Bordô, Isabel Precoce, Poloski, Violeta e Concord. Seja para consumo in natura, seja para produção de sucos e vinhos, essa diversificação permite à família ampliar o leque de vendas.

O vitivinicultor conta com orgulho que mais de 90% da produção da última safra foi vendida rapidamente. Os valores de venda variaram de R$ 2,50 a R$3,00 o quilo e foram superiores aos oferecidos pelos atacadistas locais. A safra surpreendeu pela produtividade e a qualidade das frutas foi excelente.

Ademar Barth, de Monte Castelo, produz uma grande variedade de uvas

Por trás desse resultado tem bastante trabalho e também a ajuda da Epagri. Técnicos ligados à fruticultura estiveram no vinhedo e, sob os olhares do coordenador regional do programa Planorte Frutas, engenheiro-agrônomo Jânio Seccon, ensinaram ao vitivinicultor a técnica correta de poda invernal para cada cultivar.

Assim como no vinhedo de Ademar, o Planorte Frutas ajuda a consolidar a cadeia produtiva de frutas de clima temperado em diversas propriedades do Planalto Norte. Com a soma de esforços do Governo Estadual, de agentes técnicos de diversas entidades ligadas à fruticultura, cooperativas, associações, sindicatos e secretarias municipais de agricultura, a fruticultura vem conquistando espaço no cenário agrícola da Região.

Um bom exemplo desse sucesso é a Cooperativa dos Fruticultores do Planalto Norte Catarinense (Cooperpomares), em Monte Castelo, que está a pleno vapor nas atividades de classificação, embalagem e comercialização de maçãs. A cooperativa vem trabalhando em regime de dois turnos de trabalho, gerando mais de 50 empregos diretos, e com expectativa de classificar mais de 3 mil toneladas de maçã neste ano. Graças a esse desempenho, os membros já analisam a possibilidade de ampliar o portfólio de frutas manipuladas na packing house e produzir sucos e polpas congeladas.