ARTIGO – Agro/SC: nosso compromisso

luiz hessmann presidente epagri_bxPor Luiz Hessmann – Presidente da Epagri

No contexto estatístico e econômico, o agronegócio de Santa Catarina vem apresentando um resultado acima da expectativa nos últimos anos. As exportações do setor representam 64% do volume das nossas exportações entre os 522 produtos que dominam a pauta catarinense, resultando num valor bruto de produção da ordem de 30 bilhões de dólares na safra passada.

Outro destaque desse desempenho é que, apesar do tamanho do nosso Estado (apenas 1,13% do território nacional), somos o quinto produtor agrícola do País. Santa Catarina apresenta uma forte característica industrial, mas ainda a agricultura revela presença intensa na economia local. Isso é resultado de uma estrutura cooperativista muito forte e competente, da qualidade de seu povo e do compromisso do governo com o agro.

Nesse contexto, a Epagri, enquanto empresa responsável pela pesquisa, assistência técnica e extensão no meio rural, tem forte participação na cadeia dos produtos agrícolas. É ela o braço e operador das políticas públicas da Secretaria da Agricultura e do Governo do Estado.

O notório aumento da produtividade agrícola catarinense, o desenvolvimento de cultivares, a difusão de novas tecnologias, a organização do produtor, o trabalho com o jovem rural e o compromisso com a inovação fazem parte dos desafios e do compromisso da Epagri, que sempre atua com a parceria da Faesc e da Fetaesc, legítimos representantes de nossos produtores rurais. Isso aufere ganhos de competitividade ao setor face à concorrência internacional, não esquecendo a questão social que nosso modelo agrícola gera em termos de emprego e qualidade de vida à população rural.

Os resultados desse trabalho e o desempenho do agro catarinense estão retratados na Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, que publicamos recentemente.  Vale a pena ler esse documento que detalha os números da nossa agropecuária, seu potencial e seus alcances e, acima de tudo, valoriza nosso povo e nosso Estado.