Parceria oferta produtos da agricultura familiar para a escola do Sesi de Orleans

orleansDesde 2017 a escola do Sesi de Oreans vem enriquecendo a alimentação oferecida às crianças com produtos produzidos pela agricultura familiar local. A iniciativa partiu da nutricionista Tathiely Moretti, que já tinha trabalhado com produtos da agricultura familiar na alimentação escolar e já conhecia a qualidade e o comprometimento dos agricultores familiares na produção de alimentos limpos e de alto valor nutricional.

A oferta de produtos para a escola começou pelo casal Fernanda e Fernando Martins, que possuem uma pequena propriedade rural familiar na comunidade de Rio Oratório e tem produção de hortaliças, tilápias e mel em quantidades suficientes para atender a demanda da escola. O casal também faz parte do Grupo de Produtores Orgânicos Pé da Serra e busca a certificação da produção como orgânica através da Rede de Agroecologia Ecovida de Certificação Participativa.

Para a introdução dos alimentos, o cardápio da escola passou a ser elaborado com base na orleans3disponibilidade de produtos produzidos pelo casal de agricultores, o que garante a entrega semanal de diversos tipos de hortaliças, verduras e raízes, frescos e embalados.

A cozinheira da escola, Edvânia da Rosa Pizolatti, é a responsável pelo recebimento e preparo dos alimentos e confirma a excelente qualidade, ressaltando a durabilidade e o sabor aprovado pelas crianças. A nutricionista Tathiely explica que o compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida das crianças foi fator motivador para busca desta parceria e que através do Projeto Institucional Sesi Escola Saudável as crianças passam a ter contato direto com questões pertinentes do dia a dia, incluindo a alimentação saudável e sustentável, a valorização da agricultura familiar e local e a construção de espaços saudáveis.

A Supervisora Educacional da unidade do Sesi Escola de Orleans, Sayonara C. Cittadin, reafirma a importância da oferta de alimentos saudáveis às crianças no espaço escolar e a necessidade de incentivo sobre as escolhas alimentares, uma vez que hoje as crianças ganham voz dentro dos lares e tornam-se formadores de opinião e multiplicadores de conhecimento.

orleans2Para estimular ainda mais a ação, algumas visitas são realizadas em propriedades rurais da região. Em dezembro, a família escolhida foi a de Fernanda e Fernando Martins. Na ocasião, as crianças, acompanhadas da cozinheira e das educadoras, conheceram a horta de onde são colhidos os alimentos consumidos por eles, visitaram o galinheiro, o pomar, conheceram como funciona a produção de mudas. O grupo também participou de uma oficina de culinária para explorar temperos e plantas medicinais, finalizando com a produção do sal de ervas, que uma ótima alternativa para reduzir o consumo de sal e temperos industrializados. “A expectativa é que essa parceria se fortaleça ainda mais no próximo ano com a oferta de frutas e produtos de panificação artesanal”, ressalta o extensionista rural de Orleans, engenheiro-agrônomo Fabiano Alberton.