Projetos aprovados pelo MAPA garantem capacitação de jovens em 2018

jovensOs jovens agricultores e pescadores catarinenses já têm capacitação garantida pela Epagri para o ano de 2018. Nesta terça-feira, 12, o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, assinou em Brasília projetos propostos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para qualificar jovens do meio rural e pesqueiro catarinense sobre produção, formas organizativas e protagonismo.

Hessmann esteve na capital federal para lançamento de ações do Ministério, e aproveitou a viagem para ratificar os projetos. Na ocasião, ele também representou a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), instituição em que assumiu a presidência em dezembro.

Os dois projetos somam R$ 1.531.000,00 e serão desenvolvidos em todos os 13 Centros de Treinamento que a Epagri mantém pelo Estado. Serão 350 jovens qualificados para se tornarem protagonistas em espaços representativos de organizações de suas atividades.

A Epagri trabalha na capacitação de jovens desde 2012, com foco nas temáticas de gestão, liderança e empreendedorismo. Após avaliação, a Empresa constatou que é necessário transformá-la em um processo continuado, cuja diretriz norteadora é incluir jovens do meio rural e pesqueiro como público prioritário e permanente da extensão rural catarinense.

Os projetos se propõem a dar continuidade a esta ação com 13 cursos, com duração de 220 horas cada, focando em três temáticas centrais – produção, organização e protagonismo. Como resultado, se espera contribuir com o fortalecimento do meio rural e pesqueiro de Santa Catarina.