Produtores de gado de corte realizam excursão à região de Tubarão

sao joao do sulA Epagri de São João do Sul, em parceria com a Uneagro e prefeitura, realizou excursão com produtores de gado de corte para a região de Tubarão, no final de novembro, com a finalidade de conhecer uma propriedade que atua com bovinocultura de corte. A família visitada trabalha com cria, com foco em estação de monta com IATF (inseminação artificial com tempo fixo).

Na programação do dia os produtores acompanharam, na íntegra, o protocolo de IATF. O médico-veterinário Marcelo Tubino Bortolan, da Epagri de Tubarão, chamou a atenção dos produtores sobre o escore corporal das vacas. “A manutenção do escore corporal após a parição é de suma importância para que se alcance o maior percentual de prenhez”, explica. Ele também pediu aos pecuaristas para que observassem a homogeneidade do lote de terneiros paridos. Segundo Bortolan, lotes de terneiros homogêneos resultam em melhor valor pago pelos produtores que realizam recria e terminação.

O proprietário Djalma compartilhou a experiência com os presentes, sanando dúvidas e curiosidades. Aproveitou a ocasião para convidar o grupo para participar da Associação de Produtores, da qual ele é presidente.

No período da tarde foi realizada uma visita ao Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão, onde os extensionistas Marcelo e Tovar Werlang  apresentaram a Unidade de Referência Técnica (URT) que está se instalando naquele Centro, com enfoque na bovinocultura de corte. Foi apresentada a pastagem predominante (capim tangola) e os manejos realizados na área. O intuito da URT é a realização de cursos e dias de campo visando à capacitação de produtores.