Produção de leite e morango gera renda no campo

Leite-Morango 016.400 pés de morango, suspensos e cultivados em semi-hidroponia. 16 animais em lactação ocupando um pasto repleto de nutrientes. Foi isso que a família Straubel precisou para fixar-se no campo, conseguir qualidade de vida e garantir o sustento da propriedade, localizada em Lages. Neste exemplo, a Epagri atuou na gestão rural priorizando duas culturas principais, o morango e o leite.

Leite-Morango 02A fruticultura é tocada pelos filhos do casal, enquanto a pecuária leiteira é responsabilidade do S. Antonio e da D. Vera. E foi na pastagem que aconteceu a grande mudança e que resultou em mais lucro para família. “Nós indicamos pastagens perenes de inverno e também pastagens de verão, que mesmo não sendo um pasto tradicional, sabemos que têm um ótimo potencial produtivo”, explica Galeno Rogerio Ramos Vieira, extensionista rural da Epagri.

Leite-Morango 04“A gente tem sentido uma mudança muito grande. Nossas vacas estavam produzindo de 8 a 9 litros de leite por dia, agora passam a produzir de 15 a 16 litros por animal. Estamos renovando as pastagens e para nós está sendo muito gratificante”, comemora o produtor Antonio Padilha Straubel.

Leite-Morango 05Em 2016, a Jéssica, filha do casal, participou do curso da Epagri voltado à juventude rural. Lá desenvolveu o projeto de ampliação da área de cultivo de morango. Com a aprovação, ela recebeu um subsídio de R$ 20 mil do Programa SC Rural, valor investido no abrigo protegido, na compra de mudas, embalagens e no preparo dos perfis. Em pouco mais de um ano, eles já colheram 7 mil quilos de morango. “Antes tínhamos 2 mil pés e hoje passamos de 6 mil plantas. É muito bom ver o resultado do trabalho tão rápido. Pretendemos aumentar ainda mais o cultivo”, diz Jéssica.

Leite-Morango 03

 

Confira a reportagem completa em vídeo e acesse outras produções da TV da Epagri no nosso canal no YouTube.