Epagri presente na reunião da Rede Latino-americana para Serviços de Extensão Rural

relaserO diretor de extensão da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda, participa da 8ª Reunião Anual da Rede Latino-americana para Serviços de Extensão Rural (Relaser), que acontece em Florianópolis entre os dias 5 e 7 de dezembro. Paulo representa no evento a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Mais de dez países participam da reunião, que tem como tema “Relaser e os Processos de Inovação e Mudanças na Ruralidade Latino-americana”. A programação é formada por painéis e grupos de discussão que debatem financiamento e outras estratégias de apoio à extensão rural no continente.

Criada em 2010, a Relaser conta com 14 países participantes e oito fóruns nacionais atuantes. Faz parte do Fórum Global de Serviços de Extensão Rural (GFRAS). Tanto a Rede quanto o Fórum são dirigidos por um Comitê Diretivo composto por representações dos países membros e organismos internacionais voltados ao desenvolvimento rural, como a FAO, o IICA, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a Cooperação Suíça e o Banco Mundial.

A rede tem como missão apoiar a consolidação dos sistemas públicos e privados de extensão na América Latina, promovendo o desenvolvimento sustentável, como parte dos sistemas de inovação através da implementação de suas linhas estratégicas. Sua visão é ser protagonista na articulação dos espaços, contribuir para a melhoria da competitividade, sustentabilidade e equidade social dos setores agrícolas, agroalimentares e dos territórios rurais.

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) ocupa posição de Presidência da Relaser e tem acento também no Comitê Diretivo do Fórum Global.