Campanha orienta agricultores para a prevenção do câncer de pele

chapeuO verão ainda não começou oficialmente, mas no município de Bandeirante, no Oeste Catarinense, a campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde já está a todo vapor. A 12ª edição da campanha, que objetiva sensibilizar as pessoas para se prevenirem contra o câncer de pele, foi lançada no dia 23 de novembro no dia de campo de leite à base de pasto, na propriedade de Adoir, Adélia e Andressa Grazziola, na linha Getúlio Vargas, com a presença de mais de 50 pessoas.

No dia foram distribuídos chapéus personalizados, protetor solar, cartazes e folders com informações da campanha que é tradicional e que hoje abrange outras regiões e estados. De lá pra cá, a equipe da Epagri tem dado continuidade às ações de prevenção por meio de visitas às escolas, promoção de eventos, distribuição de cartazes e faixas e divulgação na mídia.

Dia de campo

Na programação do dia de campo de leite à base de pasto, os agricultores visitaram a chapeu2propriedade, dividida em três estações. A primeira foi sobre o autoabastecimento e jardinagem, guiada pela extensionista social da Epagri de Bandeirante, Francisca Freiberger. A segunda foi sobre manejo e nutrição animal, criação de terneiras e novilhas, com o veterinário e extensionista rural da Epagri Jaime Prestes.

Já a terceira estação tratou sobre alimentação animal, água, sombra e fertilidade do solo, com os extensionistas rurais da Epagri Valmir Kretschmer e Clístenes Antônio Guadagnin. No final da caminhada o extensionista rural de Bandeirante, José Clóvis Moreira, e a família apresentaram os dados da unidade de referência tecnológica (URT) de leite e a gestão da propriedade.

chapeu4Segundo Moreira, o evento atingiu todos os objetivos, pois as pessoas percorreram as estações no sol escaldante e permaneceram no local até o final da tarde, animadas e surpresas com os resultados obtidos na URT,  implantada há três anos. Muitos levaram mudas de grama e capim kurumi para implantar nas respectivas propriedades.

O extensionista afirma que sucesso do evento só foi possível por conta das parcerias estabelecidas. “Quero destacar aqui o empenho da prefeitura na melhoria da propriedade como proteção de fonte, abertura de valas para colocação de água nos piquetes, limpeza e cascalhamento ao redor das instalações e casa, bem como as barracas . Agradecemos ao Sicoob com a doação dos chapéus, palestrante, barraca e som, bem como os sindicatos que colaboraram financeiramente, a Cooperalfa com chapéus, Cooperoeste com lanches e as farmácias São Miguel, Astral e Vital com protetor de sol e apoio financeiro”.

Além das famílias do município de Bandeirante e municípios vizinhos, também participaram do chapeu3evento técnicos de empresas públicas e privadas, secretários municipais, vereadores, gerente de agricultura da ADR de São Miguel do Oeste, imprensa regional e estadual, agentes da secretaria da saúde, Nasf e o prefeito.

A campanha e o dia de campo foram organizados pela Epagri e pel prefeitura, com apoio do Sicoob, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rede Peperi e farmácias da região.