Seis de dezembro, dia do extensionista

extensionistaNo dia seis de dezembro se celebra o dia do extensionista rural, agente de desenvolvimento que busca diariamente a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e das populações diferenciadas.

O serviço oficial de extensão rural catarinense nasceu em 29 de fevereiro de 1956. Atualmente esse serviço é uma responsabilidade da Epagri, que mantém a extensão rural focada no aumento da produtividade agrossilvipastoril, na organização dos agricultores, na educação ambiental e alimentar da sociedade, no trabalho das questões de gênero e geração das populações rurais, na agregação de valor da atividade e na produção agropecuária, entre outras ações.  Fomos o primeiro serviço de extensão pesqueira do Brasil, por meio da Acarpesc, motivo de orgulho para todos os epagrianos.

A extensão rural pública é um serviço de construção e transferência do conhecimento, através de diferentes métodos de comunicação. Busca continuamente a inserção de inovações e tecnologias no meio rural, sem vínculo com a cadeia de insumos, primando pelos pilares do desenvolvimento sustentável ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. A atividade está fundamentalmente focada nas pessoas e no incremento de políticas públicas.

A extensão rural contemporânea tem uma visão voltada para resultados que atinjam diretamente a sociedade, através do uso de metodologias e ferramentas modernas, como planejamento estratégico, gestão de processos, gestão de projetos, avaliação de desempenho, tudo para fortalecer a cultura da eficácia e da eficiência nas atividades e ações.

Em 2016, atendemos 114.422 famílias agricultoras e 2.824 entidades ligadas ao meio rural, com um contingente de 620 extensionistas rurais. Nossos parabéns a esta equipe! O engajamento e comprometimento de cada um, no desenvolvimento do seu trabalho junto às comunidades rurais catarinenses, é o apoio fundamental para construção e aplicação de políticas públicas capazes de transformar as condições ambientais, sociais e econômicas do nosso estado.

Paulo Roberto Lisboa Arruda
Engenheiro-agrônomo, diretor de extensão da Epagri