Epagri instala nesta quarta, em São José do Cerrito, o primeiro Correspondente Bancário do Pronaf

PronafA partir desta quarta-feira, 29, o escritório municipal da Epagri em São José do Cerrito será o primeiro a atuar como Correspondente Bancário do Pronaf (Coban). Uma cerimônia marcada para às 10h na unidade oficializa o ato. Na oportunidade será inserida pela Epagri a primeira proposta na plataforma do Banco do Brasil. O evento terá a presença de representantes da agência local do BB, do gerente de negócios da Superintendência do Banco do Brasil, de representantes da Epagri (gerente regional, direção e Departamento Estadual de Extensão Rural), cooperativas de crédito e autoridades municipais.

O objetivo a Epagri e das instituições bancárias com a instalação dos Coban é facilitar o acesso ao Pronaf pelos agricultores familiares. Eles poderão encaminhar as propostas diretamente no correspondente, onde contarão com o apoio de profissionais (engenheiros-agrônomos e técnicos agrícolas) para a definição dos investimentos a serem realizados nos seus empreendimentos.

Além de São José do Cerrito, outros 70 escritórios municipais da Epagri passarão a atuar como correspondentes do Pronaf nos próximos três meses. A expectativa é de que até final de 2018 todos os escritórios municipais estejam habilitados para este serviço.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

Santa Catarina é um dos Estados com maior número de contratos do Pronaf proporcionalmente ao número de famílias. Na safra 2016/17 foram 73.302 contratos de custeio e 23.632 contratos de investimento, num total de 96.967. Com o correspondente Pronaf, este número deverá ser ultrapassado na atual safra, beneficiando principalmente os agricultores que tradicionalmente têm menor acesso a esta política pública de desenvolvimento rural.

Serviço

  • O que: estabelecimento do primeiro Correspondente Bancário do Pronaf (Coban) na Epagri
  • Onde: no escritório municipal da Epagri em São José do Cerrito – Rua Anacleto da Silva Ortiz, 127
  • Quando: quarta-feira, 29 de novembro, às 10h
  • Informações e entrevistas: Célio Haverroth, Coordenador Estadual de Políticas Públicas da Epagri, pelo fone (48) 999184-9113. O Célio estará em São José do Cerrito a partir das 10h, disponível para entrevistas