Concurso de Jardins deixa Treze de Maio mais florida

1º lugar na categoria Jardim Rural, na propriedade de  Martalina e Nilton Martins

1º lugar na categoria Jardim Rural, na propriedade de Martalina e Nilton Martins

A Epagri reuniu em novembro as famílias participantes 1º Concurso de Jardins de Treze de Maio para divulgar os vencedores. O concurso foi realizado durante o ano de 2017 em parceria com a Secretaria de Agricultura abrangendo as categorias jardim rural, urbano, escolar e jardim parceria verde. Foram inscritos no concurso 85 pessoas de nove comunidades, que participaram com 28 jardins, sendo 22 do meio rural, três na área urbana, duas escolas e um na parceria verde.

De acordo com a extensionista social da Epagri Jerusa Rodrigues Pereira, o objetivo do concurso foi desenvolver o turismo rural sustentável e seus empreendimentos, além de valorizar e embelezar as propriedades e comunidades em geral.  “A intenção é motivar e despertar nas

2º lugar na categorida Jardim Rural, na propriedade de Vanda e Leopoldo Dandolini Correa

pessoas o potencial de suas propriedades, que ter um jardim melhora a autoestima da família, integra e contagia muitas pessoas ao redor, que materiais, construções e peças antigas disponíveis na propriedade podem ser reutilizados. Esse concurso nos surpreendeu pela participação, animação e pela dedicação de todos os envolvidos”, comenta.

Durante o encontro com as famílias, as extensionistas da Epagri Jerusa e Danieli Bariviera Zitterell ministraram a palestra “Jardim e Turismo Rural – valorização e embelezamento das propriedades”. Elas também apresentaram os jardins participantes com imagens do antes e do depois.

3º lugar na categoria Jardim rural, na propriedade de Rosinete Sorato Vitoretti

O prefeito Clesio Bardini de Biasi também esteve no evento e parabenizou a todos pela participação e pelos belos jardins que foram apresentados. “Um jardim bonito além de valorizar a propriedade também traz esse sentimento bom de acolhimento”. A próxima edição do concurso será realizada em 2018, com inscrições já em fevereiro.

A comissão julgadora foi formada por Tovar Raul Werlang e Denise Luciano, ambos do regional da Epagri de Tubarão. Confira o nome dos classificados:

Jardim Rural

1º lugar: Martalina e Nilton Martins, da comunidade Monte Alegre;

2º lugar: Vanda e Leopoldo Dandolini Correa, da comunidade Monte Alegre;

3º lugar: Rosinete Sorato Vitoretti, da comunidade de São Luiz.

Jardim Urbano

1º lugar: Analete e Donato Zanelato;

2º lugar Luana e Fabrício Sumariva;

3º lugar: Janete e Valmir Modolon.

Jardim Escolar

1º lugar: E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters, organizado pela turma do 9º ano;

2º lugar: APAE.

Jardim Parceria Verde

1º lugar: Jardim da Capela São Luiz, organizado por Marli Vitoretti.