Curitibanos recebe kits apicultura

curitibanosA Epagri entregou, no dia 23 de novembro, dois kits apicultura no Assentamento 1º de Maio, município de Curitibanos. Os kits são compostos por colmeias com ninho e melgueiras, cera alveolada, formão, macacões com máscara, luvas e fumegador, além de outros itens específicos para cada produtor.

O kit apicultura é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina, que visa incentivar o aumento da produção de produtos das abelhas para a agricultura familiar. O valor de um kit é de até R$ 2 mil reais e o produtor tem dois anos de prazo para pagamento, com parcela anual. Se o pagamento for único, há subvenção de 60% sobre o valor da segunda parcela.

Além dos kits apicultura também foi realizada uma compra coletiva de produtos utilizados para a alimentação das abelhas em períodos de pouca floração para um grupo de apicultores.

Segundo a extensionista rural do município, engenheira-agrônoma Juliana Golin Krammes, a apicultura proporciona aumento da renda familiar, com introdução de mais uma atividade econômica na propriedade rural. A atividade pode ser explorada em áreas onde a agricultura tradicional não alcança, além de não degradar o meio ambiente.