Autoabastecimento e as vantagens de produzir de tudo um pouco

Autoabastecimento 01Nossa reportagem passou pela região do Vale do Itajaí, município de Gaspar. É lá que encontramos um exemplo muito bacana que vale a pena divulgar. Uma das linhas de atuação do programa da Epagri chamado Capital Humano e Social é incentivar o consumo próprio no meio rural. Ou seja, uma propriedade deve se autoabastecer, gerando economia e trazendo, inclusive, mais saúde ao agricultor com o consumo de alimentos saudáveis.

Esta propriedade que visitamos tem seu cultivo agrícola baseado no sistema de autoabastecimento. Por isso é preciso diversificar na lavoura, nos pomares, nas lagoas e na criação de animais. O agricultor Valdir Bottega fala dessa diversificação. “Nós temos um pouco de tudo, peixe, gado, porco, aves, além dos cultivos de aipim, milho, feijão, frutas, verduras e legumes”, conta o agricultor.

Autoabastecimento 03Márcia da Rosa Gomes, extensionista social da Epagri, explica a importância da valorização do autoabastecimento na agricultura familiar. “Ao longo do tempo, o autoabastecimento foi marginalizado, tendo pouco valor. Mas ele representa uma riqueza muito grande dentro da propriedade, pois traz renda não monetária daquilo que o produtor deixa de comprar e renda monetária quando ele consegue vender o excedente”, diz Márcia.

Toda propriedade precisa de alguma renda, precisa do comércio para sobreviver. Por isso, neste caso, é a criação de aves que representa essa atividade externa. Na propriedade da família Bottega, é uma agroindústria que garante a entrada de dinheiro. Quem fala sobre isso é a D. Clair Rigo Bottega, esposa do S. Valdir. “Nós produzimos ovo de codorna em conserva para restaurantes e temos inclusão de marcas, industrializando para várias granjas. Começamos produzindo, por semana, 35 caixas com 15 vidros cada. Hoje, se tiver produto, produzimos 300 caixas semanalmente”, explica D. Clair.

Autoabastecimento 02E já que serve de exemplo a outros produtores, a propriedade vai virar uma unidade de referência da Epagri. O local que vai receber grupos de agricultores para mostrar, na prática, todas as recomendações técnicas nos cultivos e também os benefícios do autoabastecimento na agricultura familiar.

Você pode assistir essa reportagem no canal de vídeos da Epagri.