Produtores de alho de Frei Rogério participam de encontro regional

alhoCom um público estimado em 400 pessoas, o Encontro Regional dos Produtores de Alho, realizado em Frei Rogério no dia 15 de setembro, discutiu políticas públicas de incentivo à cultura, desafio dos produtores, produção do alho no Brasil, análise do mercado e perspectiva para a próxima safra.  Após o encerramento das palestras, que aconteceram no Clube Social da Comunidade do Núcleo Tritícola, o grupo participou da inauguração do projeto de Revitalização da Copar (Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense), na sede da cooperativa.

O projeto de Revitalização da Copar envolveu a reforma e a ampliação dos barracões da Cooperativa. Ele foi realizado com recurso do SC Rural e FDR, programas do Governo do Estado de Santa Catarina, desenvolvido com apoio da Epagri. Ao todo, o valor investido pelo SC Rural naEncontro do Alho Copar foi de R$ 932 mil, metade contrapartida da  cooperativa. O montante foi usado para melhorar a classificação do alho comercializado e fortalecer a organização, por meio da compra de uma máquina de classificar alho, de um veículo utilitário, de caixas plásticas, de uma mesa de seleção, de uma empilhadeira e de três máquinas de colher alho. A cooperativa também investiu em melhorias na infraestrutura produtiva, com ampliação de 500 m2 dos barracões já existentes.

A Copar foi fundada em 2008 por 36 famílias de Frei Rogério. Atualmente, agrega 102 famílias em sete municípios da região. Segundo a engenheira-agrônoma Adriana Francisco, a entidade surgiu da necessidade de organizar os agricultores familiares e comercializar a produção dos associados na região do Meio Oeste Catarinense. Entre as culturas, a que se destaca é o alho, produto cujo cultivo no Brasil teve sua origem em Frei Rogério.

A extensionista afirma que a organização da Cooperativa reflete nos vários eventos que foram realizados na Comunidade Núcleo Tríticola, com participação massiva dos sócios, desde as reuniões técnicas sobre produção e comercialização, quanto os eventos sociais como a tradicional “Codornada”. “A cooperativa hoje é força da agricultura familiar de Frei Rogério”, ressalta.

O encontro dos produtores de alho foi uma promoção da Copar e do escritório municipal da Epagri, com apoio da Anapa (Associação Nacional dos Produtores de Alho), Acapa (Associação Catarinense do Produtores de Alho) e prefeitura de Frei Rogério. O evento contou também com a presença do governador Raimundo Colombo e sua comitiva, que conheceram as instalações da Copar e participaram da palestra sobre comercialização do alho.