Oficinas de artesanato despertam a criatividade das agricultoras de Correia Pinto

correia pinto2No decorrer deste ano, mulheres e jovens agricultoras do município de Correio Pinto têm participado ativamente de oficinas de artesanato com produtos recicláveis nas comunidades de Capela do Divino, Correia Pinto Velho, Água Branca e Avencal.

Segundo a extensionista da Epagri do município, Angela Maria Kloppel, essas oficinas trabalham o lado cognitivo do grupo e têm o potencial para incrementar a imaginação, criatividade e a valorização da diversidade cultural, além de oferecer capacitação para a confecção de produtos que geram renda. “As atividades fazem com que exista uma troca de conhecimentos e experiências, que são válidas. O desejo de aprender é o despertar”, destaca Angela.

Durante as oficinas são debatidos temas como aumento da renda, comercialização, gênero e correia pintogeração, saúde da mulher, meio ambiente e alimentação. Na opinião de Eva Correia de Oliveira, esses encontros são uma oportunidade que as mulheres do meio rural têm de se confraternizar e é um momento precioso de descontração para elas, que possuem uma jornada de trabalho bastante extensa. Para Cleomara Rodrigues Lima Pires, essas oficinas são atividades cada vez mais raras de acontecer no interior. Ela participa com as duas filhas adolescentes. “Elas têm muito que aprender”, diz.