Timbó Grande investe na cultura do alho

alhoA equipe de pesquisa e de extensão da Epagri, juntamente a secretaria da agricultura do município de Timbó Grande, implantou em 2017 uma unidade de observação (UO) da cultura do alho no município. O objetivo é diversificar a renda das pequenas propriedades e servir como uma experiência prática para os agricultores conhecerem e criarem intimidade com a cultura.

No dia 24 de agosto foi realizada uma reunião na propriedade de Eurico Marcos de Moraes, onde está implantado a UO do alho, para que os produtores pudessem observar o desenvolvimento da cultura no município e quais os manejos realizados.

No encontro o pesquisador da Estação Experimental de Caçador, Anderson Feltrim, explanou alho2como a cultura está se portando no município, quais os cuidados que se deve ter e quais são os próximos passos para se ter sucesso na cultura. Ressaltou também a importância de se obter uma semente de qualidade e que seja livre de vírus.

Como resultado do encontro surgiu a demanda de uma viagem técnica para o município de Frei Rogério, que foi realizada no dia 15 de setembro. No dia foram realizadas visitas a produtores familiares que cultivam a cultura em pequena escala e à cooperativa Copar. A excursão foi encerrada com a participação do grupo no Encontro Regional Sobre a Cultura do Alho.