Encontro de Plantas Medicinais debate ações para a saúde em Descanso

descanso plantasO Encontro de Plantas Medicinais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde reuniu em Descanso, entre moradores locais e da região, mais de 400 pessoas no salão paroquial, no dia 12 de setembro. Todas as atividades ressaltaram a inclusão dessas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) e o compromisso de sempre buscar alternativas para promover mais saúde às pessoas.

Entre as atividades, uma palestra foi ministrada por profissionais de Florianópolis. O ambientalista Alésio dos Passos Santos, a farmacêutica Viviane Corazza e o médico César Paulo Simionato fizeram exposição de algumas plantas medicinais e seus benefícios para o corpo humano. Além disso, ao longo do dia, os participantes fizeram minicursos com terapeutas em reiki, acupuntura, bioenergéticos e movimentos para o corpo da medicina chinesa.

O município de Descanso investe 24% do orçamento em saúde. “A lei diz que o mínimo é 15%. descanso plantas2Hoje é um momento importante de aprendizado e transformar essa realidade em nosso município para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Isso fortalece e mostra a necessidade da construção do horto medicinal no município”, destacou o prefeito Sadi Bonamigo.

Na avaliação da extensionista social da Epagri, Flavia Maria de Oliveira, o encontro foi um sucesso. Com o evento, o debate sobre a medicina natural se ampliou. “A população teve acesso às informações que antes estavam apenas no seu imaginário. Terapeutas conseguiram demonstrar de forma prática as diferentes técnicas que podem ser utilizadas nos tratamentos preventivos em saúde. Foi um dia importante para a construção coletiva e fortalecimento da saúde pública de Descanso”.

O evento foi organizado pelo governo municipal, Epagri, Cras e Paróquia Santo Estanislau Kotska.

Texto: Assessoria de Imprensa – Deonir Dalpias (Paulo Dim)