SPDH, Plano Safra e Guia de Trânsito de Animais são temas de palestras em Bocaina do Sul

Seminario EpagriProdutores rurais de Bocaina do Sul, na Serra Catarinense, participaram de um ciclo de palestras no dia 5 de agosto, quando foram abordados os seguintes temas: uso, manejo e conservação do solo e da água; SPDH; alterações do Plano Safra 2017/2018;  e Guia de Trânsito de Animais.

Um dos assuntos mais comentados foi a palestra do pesquisador da Epagri/Cepaf de Chapecó, Leandro do Prado Wildner, sobre o Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Os agricultores conseguiram se identificar dentro dos sistemas de manejo e produção, vendo assim o que podem alterar para produzir com maior rentabilidade e menores custos.

Parte dos agricultores presentes faz parte do grupo denominado “Sabores da Terra”. A eles foi Grupo entrega Kitentregue dois kits-feira, que fazem parte de um projeto estruturante apresentado ao SC Rural para confeccionar abrigos (estufas) para produção de hortaliças. Também foi entregue ao grupo kits compostos por freezers, balanças eletrônicas, tendas, mesas plásticas, cadeiras, seladora a vácuo e equipamentos industriais para produção de massas. Esses Kits vão permitir que os agricultores façam feiras de seus produtos em mais de um local e até mesmo em mais de um município ao mesmo tempo.

A responsável pelo grupo sabores da terra, Elisete R. da Rosa, comentou sobre a importância de eventos como esse seminário, pois as palestras trazem informação e conhecimento para os agricultores. Ela ressaltou, ainda, a importância dos produtores estarem reunidos em grupo para conseguir estruturar suas propriedades com apoio da Epagri, SC Rural, Associação de Produtores Rurais de Bocaina do Sul (APRUB) e prefeitura municipal.