Agricultores de Maracajá recebem variedades de milho da Epagri

Milho Epagri 160817Em agosto, a Epagri de Maracajá disponibilizou mais de 100 sacas de sementes de milho para cerca de 32 famílias. Esta unidade da Empresa realiza anualmente a comercialização de sementes de três variedades desenvolvidas pela Epagri: Catarina, Colorado e Fortuna. “A vantagem, além do baixo custo, é a possibilidade do agricultor poder colher a própria semente sem risco de perdas na produtividade para as safras subsequentes”, explica Ricardo Martins, engenheiro-agrônomo do município.

Ricardo destaca que nos últimos anos a demanda de milho das variedades da Epagri vem crescendo pelo fato de ser um grão mais adaptado às condições de baixo a médio nível tecnológico dos agricultores familiares e com boa resposta em produtividade. “Além disso são milhos que apresentam maior variabilidade genética, o que confere maior tolerância a fatores ambientais”.

Neste ano as variedades foram comercializadas no valor de R$ 60 a saca de 10 kg. A produção de milho de Maracajá é predominantemente para uso na alimentação animal (silagem) e também com menor representatividade para grãos.