Epagri capacita técnicos e agricultores sobre a conservação do solo

xanxereTécnicos e agricultores dos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus e Jupiá participaram nos meses de julho e agosto de capacitação sobre a importância da conservação do solo. As atividades que aconteceram nas propriedades rurais foram realizadas pela Epagri e contou com a participação de cerca de 200 pessoas.

A capacitação teve o objetivo de promover a reflexão sobre os problemas do manejo inadequado do solo, além de explanar sobre a necessidade da cobertura vegetal no solo, do plantio direto na palha, uso do rolo-faca e ainda de terraços. Durante a capacitação os técnicos e agricultores receberam informações sobre a forma correta de condução das áreas de cultivo, com técnicas simples e eficientes, benefícios do sistema de plantio direto e as etapas que compreendem a construção de fertilidade e conservação do solo.

Segundo o extensionista rural da Epagri de Xanxerê, engenheiro-agrônomo Marcelo Henrique Bassani, as práticas adequadas de conservação do solo evitam a erosão do solo, perdas de nutrientes além de conservar a água no solo e elevar a produtividade das culturas. “As chuvas torrenciais, solo sem uso de coberturas vegetais, pouca palha no solo, plantio em desnível e a falta de rotação de culturas tem gerado sérios problemas de erosão e empobrecimento do solo, por isso é importante alertar os agricultores para esta questão”, destaca o extensionista.