Agricultores de Ibirama conhecem o SPDH em Ituporanga

ibirama2Cerca de 30 agricultores de Ibirama visitaram, no dia 10 de agosto, a Estação Experimental da Epagri de Ituporanga para conhecer o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), que tem trazido ótimos resultados para os produtores e pode ser adaptado para qualquer região do Estado.

Na oportunidade os agricultores também conheceram uma nova experiência de comercialização de hortaliças de um grupo organizado chamado “Sabor do Campo”, que foi criado com o apoio da Epagri para promover mais do que a produção de simples produtos comerciais, mas sim a produção de alimentos seguros com foco na responsabilidade e no respeito aos consumidores. O principal objetivo do grupo é produzir bem e com sustentabilidade, prezando pela qualidade dos produtos, uso consciente e até eliminação de agroquímicos, em que os agricultores sempre oferecem produtos saudáveis para seus consumidores.

Atualmente o grupo vende seus produtos na merenda escolar, feira livre, mercados do município eibirama também em uma rede de supermercados. Na opinião do diretor da Agricultura de Ibirama, Edson Luis Bittencourt, essa forma de produzir é muito interessante, pois os agricultores respeitam o uso e a vida do solo, promovendo a produção sustentável. “Dessa forma o grupo consegue divulgar melhor os produtos e alcançar mercados maiores, resultando em aumento da renda das famílias envolvidas”.

A programação contou com uma palestra técnica sobre o SPDH e visita a três propriedades que já adotaram o novo sistema. No dia os agricultores também conheceram outros produtores que adaptaram máquinas agrícolas para essa forma de cultivo.

A viagem foi organizada pelo técnico da Epagri de Ibirama, Marcelo Steiner, em parceria com a prefeitura, que cedeu o ônibus para transporte dos agricultores.