Epagri, Sindicato Rural e Senar juntam forças para fomentar a apicultura em Papanduva

24 E 25.07_CURSO APICULTURA PAPANDUVA (2)Diante do desafio de produzir mel com sustentabilidade, a Epagri e o Sindicato Rural de Papanduva se uniram para realizar um treinamento, via Senar, sobre manejo de colmeias e aumento na produtividade de mel. O evento aconteceu em julho e agosto, quando foram abordados assuntos teóricos e práticos sobre princípios básicos para um bom manejo dos apiários.

“É comum nos depararmos com apiários com alta mortalidade de abelhas e baixa produtividade das colmeias devido a diversos fatores como presença de varroa, traças e formigas; debilidade da rainha; incidência de doenças; favos velhos; desnutrição; localização inadequada do apiário”, lembra a extensionista Rural de Papanduva, engenheira-agrônoma Camila Pereira Croge

A parte teórica foi realizada no sindicato dos produtores rurais e os assuntos abordados foram 24 E 25.07_CURSO APICULTURA PAPANDUVA (3)segurança e uso dos equipamentos de proteção individual, montagem de caixilhos com arame e cera alveolada, alimentação artificial, prevenção de pragas e doenças, entre outros. A parte prática foi realizada na Comunidade Rio do Engano, no apiário de Antônio Novak, onde os participantes puderam observar as colmeias e acompanhar a produção de mel, a infestação de varroas e a demarcação de rainhas.

O engenheiro-agrônomo André Yvan da Costa afirma que muitos esforços são realizados para a continuidade de eventos desse porte e que a Epagri vem desenvolvendo um trabalho para fomentar a produção de mel de maneira sustentável nas propriedades rurais em Papanduva. “Um dos principais elementos que leva o produtor a uma trajetória de sucesso, em qualquer atividade, é a informação”, ressalta.