Produção de truta, queijo serrano e juventude rural no SC Agricultura desta semana

Logo Programa 2017O programa de TV da Epagri desta semana traz como destaque a criação de truta na serra catarinense. A carne é nobre, saborosa e está na lista das mais saudáveis. Esse peixe típico de águas frias se desenvolve muito bem nas regiões de baixa temperatura como o Planalto Serrano. Com a instalação de um frigorífico de peixes em Lages,  o negócio se tornou ainda mais atrativo na região.

Outro assunto é o projeto de Indicação Geográfica para o Queijo Artesanal Serrano, que faz parte da cultura e das tradições da serra de Santa Catarina e do Rio Grande do sul. O produto está prestes a ganhar um novo patamar de valorização e visibilidade nacional e internacional. O dossiê com a documentação que embasa o pedido de IG foi entregue recentemente ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é órgão que decide pela concessão ou não da IG.

O protagonismo da juventude rural também é pauta do nosso programa de TV. Conheça a iniciativa de dois jovens de Campo Alegre que optaram em ficar no campo com renda e qualidade de vida. Eles se capacitaram em negócios agrícolas, gestão da propriedade e liderança e agora constroem uma trajetória de sucesso.

Esses e outros assuntos estão disponíveis em vídeo no canal da Epagri.