Reunião técnica em Xaxim discute manejo fitossanitário de inverno em fruteiras

Foto de Thiago Marchi (3)Uma parceria entre os escritórios da Epagri de Xaxim, Lajeado Grande e Marema permitiu o encontro de agricultores dos três municípios para uma reunião técnica sobre o manejo fitossanitário de inverno em fruteiras de clima temperado. O evento foi realizado no dia 11 de julho na propriedade de Luiz Turcatel, na Linha Golfo de Cima. A reunião teve como objetivo capacitar os fruticultores sobre a importância do manejo fitossanitário de pomares no período de inverno para reduzir doenças e pragas no período vegetativo das culturas.

O engenheiro-agrônomo Thiago Marchi, da Epagri de Lajeado Grande, apresentou ao grupo alguns problemas fitossanitários que ocorrem em plantas frutíferas e a importância de práticas como a poda e os tratamentos de inverno. “O manejo correto neste momento é crucial para o bom Foto de Thiago Marchi (5) desenvolvimento das plantas e para o manejo integrado de pragas e doenças do pomar”, ressalta.

Jeferson João Soccol, engenheiro-agrônomo da Epagri de Xaxim, conduziu uma prática de preparo e aplicação das caldas bordalesa e sulfocálcica, dando ênfase aos principais detalhes que podem afetar a eficiência destes produtos.

Durante a avaliação final do encontro, um dos assuntos abordados foi o potencial que fruticultura tem na região, principalmente, como uma fonte de renda alternativa para os agricultores que comercializam nos mercados locais.