Epagri e Ecopeixe promovem oficina sobre cultivo de carpas em Porto União

DSC09435A Epagri de Porto União e a Ecopeixe (Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu) promoveram no município, no dia 13 de julho, na comunidade da Nova Galícia, uma oficina sobre produção de carpas. A atividade contou com a presença de 45 piscicultores dos municípios de Porto União, Irineópolis, Canoinhas e Três Barras, que conheceram diferentes sistemas produtivos de carpas comum, capim, cabeça-grande e prateada.

A oficina foi ministrada por Jorge Casaca, médico veterinário da Gerência da Epagri de Chapecó, que mostrou aos presentes os sistemas de produção de carpas MOCAPI, que é baseado em integração da piscicultura com outros animais, e o Peixe Verde, onde a produção de carpa-capim DSC09430é baseada em fornecimento de pastagens. Foram  abordados aspectos técnicos desses sistemas, como preparação dos viveiros, povoamentos, qualidade de água, manejo alimentar, diferenças entre os sistemas, custos de produção e potencial de mercado para as carpas.

A programação contou ainda com tarde visita em duas propriedades produtoras de carpas na comunidade de Nova Galícia. Durante a atividade, os piscicultores puderam discutir questões técnicas abordadas no evento, bem como a situação da produção de carpas na região e quais os aspectos devem ser trabalhados dos para melhorar a produção dessas espécies.