Fruticultura, erva-mate, panificação e olericultura na agenda de eventos da semana

Calendário-de-eventos_arte-300x187De 7 a 11 de agosto, A Epagri reúne famílias de agricultores, técnicos e jovens rurais de diversos municípios catarinenses para capacitação em diferentes áreas: produção integrada de bananas, frutas de caroço, panificação, olericutura, erva-mate e produção de alimentos para autoabastecimento. Para mais detalhes sobre a programação, acesse nosso calendário de eventos ou faça o download do aplicativo EpagriMob para iPhone ou Android.

7 a 10 de agosto – Itajaí

Bananicultores se reúnem no Centro de Treinamento de Itajaí para o curso de produção integrada de bananas. A programação inclui os seguintes temas: bananicultura catarinense; produção integrada de banana; partes da bananeira e suas funções; mudas, implantação e renovação do bananal; manejo cultural; cultivares e ecofisiologia; manejo e controle de doenças; produção orgânica de bananas; fertilidade do solo e adubação; manejo e controle de pragas; colheita e pós-colheita; prática fertilidade do solo adubação. Mais informações: (47) 3398-6330

8 e 9 de agosto – Canoinhas

Técnicos da Epagri e de instituições ligadas à fruticultura regional se reúnem no Centro de Treinamento de Canoinhas para uma capacitação em frutas de caroço. No curso serão repassadas orientações sobre tratos culturais, fitossanidade, colheita e comercialização e armazenagem de frutas de caroço. Mais informações: (47) 3627-4199.

8 e 9 de agosto –  Tubarão

Agricultores familiares participam de um curso de panificação no Centro de Treinamento de Tubarão. Lá eles vão aprender sobre boas práticas na manipulação de alimentos; alimentação saudável; produção de biscoitos e panificados com matérias primas da agricultura familiar; utilização de ora-pro-nobis, beterraba, cenoura, banana, moranga, aipim, milho, farinha de milho, aveia e farinha de arroz. Mais informações: (48) 3631-9316.

8 a 10 de agosto – Videira

Jovens Rurais participam da 3ª alternância do curso temático em olericultura no Centro de Treinamento de Videira. Os temas abordados serão os seguintes: uso e conservação de solos; irrigação: sistemas, manejo e fertirrigação; alho: sistema de produção; cebola; educação financeira e organização de produtores. Mais informações: (49) 3533-5686.

10 de agosto – Chapecó

Técnicos e produtores fazem curso sobre materiais genéticos e manejos de poda e colheitas em erva-mate, no Centro de Treinamento de Chapecó. A capacitação compreende uma parte prática e uma teórica. Na prática o grupo vai visitar a área de produção de semente e clones de erva-mate e a área de produção de semente e estufas. Na teórica serão tratadas as seguintes temáticas: materiais genéticos; produção de semente e clonais; podas de formação do erval; podas de colheita da erva-mate. Mais informações: (49) 2049-7770.

10 de agosto – Concórdia

A Epagri local reúne agricultoras para uma oficina de produção de alimentos para autoabastecimento. Serão repassadas informações sobre educação alimentar, horta, pomar e outras culturas de subsistência, e produção orgânica. Mais informações: (49) 3482-6146.

11 de agosto – Salto Veloso

Famílias rurais e urbanas participam do Encontro Municipal de Famílias Velosenses. O encontro é promovido pela Epagri local e prevê celebração eucarística, palestra de formação familiar, integração entre as famílias e lanche compartilhado. Mais informações: (49) 3533-5477.