Fruticultores de Urupema são capacitados em poda e condução de macieira

Macieira_poda e condução_Urupema_2Mais de 60 produtores de maçãs, funcionários de pomares e técnicos de Urupema foram atualizados pela Epagri em poda e condução da macieira. Eles participaram de dois treinamentos ofertados pela Emptresa no dia 23 de junho, em duas localidades do interior do município.

A poda e condução das macieiras são importantes procedimentos para elevar a qualidade final dos frutos colhidos e melhorar a receita do produtor no momento da comercialização da safra. Esse foi um dos argumentos apresentados aos presentes pelo pesquisador da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim, José Masanori Katsurayama, um dos instrutores do treinamento. Ele fez uma análise de viabilidade econômica da produção de maçãs, levando em conta os custos de produção, valor médio recebido pelo produtor na última safra, concorrência com outras frutas no mercado, consumo anual per capita no Brasil, cenário econômico atual, riscos fitossanitários e possibilidade da entrada de maçã importada no mercado nacional.

Macieira_poda e condução_Urupema_1A importância de aproveitar o momento da poda de inverno para identificar infecções de cancro europeu também foi abordada durante o evento. O tema esteve presente nas falas dos extensionistas da Epagri Cristian Lemos de Medeiros e Henrique Massaru Yuri. Eles destacaram que a visualização dos sintomas desta doença torna-se mais fácil no inverno em virtude de as plantas estarem em dormência, ou seja, sem folhas e sem frutos.

Técnicos da Epagri e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, entidades parceiras nos treinamentos, reforçaram o convite para fruticultores e público em geral participarem dos eventos relativos à força tarefa de combate ao cancro europeu, a serem realizados no município visando à erradicação dessa importante doença da cultura da maçã na região.